A fascination
with the colors and textures of raw iron ore extracted from the Itabira and
Serra dos Carajás areas of Brazil is the inspiration for my work. By combining
the ore with acrylic paint I produce abstract images on canvas. I started using
iron ore in a casual way. Many years ago while I was doing architectural
research about my hometown in Brazil, I become curious about ore. I learned
that it has a variety of shapes, colors, textures and sparkles. I knew that
color and texture are all an artist needs to create, so I decided to
incorporate the use of ore in my work.
It took two
decades of research to discover and perfect the best way in which to
incorporate ore particles in my work without losing the unique luster, texture
and color of the raw mineral. In my paintings I utilize steel oxide pigments in
combination with varnishes, waxes, acrylic and vinylic resins. The over layering
of these materials on canvas creates textures and bright hues which highlight
the opacity and velvety of both abstract shapes and basic forms such as circles
and rectangles.
_____****_____
A fascinação
pelas cores e texturas do minério de ferro, extraído das regiões brasileiras de
Itabira em Minas Gerais e Serra dos Carajás no Pará são a inspiração para o meu
trabalho. Ao combinar o minério de ferro com pigmentos e tinta acrílica eu crio
imagens abstratas sobre a tela. Foi de uma forma bem casual que comecei a
utilizar o minério de ferro. Tudo começou há alguns anos, quando eu estava
fazendo uma pesquisa visual e arquitetônica sobre minha cidade natal Vitória,
Espírito Santo. Durante o meu processo de pesquisa observei o vai e vem dos
navios carregados de minério de ferro no complexo portuário de Vitória,
Espírito Santo. Foi quando despertou em mim a curiosidade em saber mais sobre
este rico mineral. A partir desse momento comecei a pesquisar mais sobre este
minério e descobri a variedade de formas, cores, texturas e brilhos que ele
possui. E eu sabia que cores e texturas são tudo que um artista precisa para
criar. Então, a partir desse momento eu decidi incorporar o uso do minério de
ferro em meus trabalhos.
Foram duas
décadas de pesquisa até descobrir e aperfeiçoar a melhor maneira de como utilizar
o minério em minhas telas, sem que este perdesse o seu brilho, textura e sua
cor original. Em minhas pinturas eu também utilizo pigmentos de óxido de ferro
com uma combinação de vernizes, ceras, terras, ouro, cobre, resinas acrílicas e
vinílicas. A sobreposição e oposição
destes materiais sobre a superfície da tela criam texturas e tons
brilhantes que destacam a opacidade e o aveludado deles. Criando assim formas
abstratas e básicas, tais como círculos e retângulos.